sábado, dezembro 15, 2007

Final de ano, preparativos para a comemoração do Natal e do "Réveillon", que é uma palavra francesa que significa "despertar do dia"... e eu não consegui fugir à tradicional lista de decisões para o Novo Ano. rs

Minha lista nasceu da seguinte pergunta:

O que eu mereço?

Lista feita e outras perguntas me tomam de assalto:

Até que ponto tais desejos são exeqüíveis, realistas e realizáveis?

E o que você está disposta a fazer para que isso aconteça, Luciana?

É preciso disposição e persistência para perseguir os itens elencados. E como estamos diante de algo novo, há que se fortalecer para viver o inesperado, o imprevisto também. E há um acervo pessoal, uma história de vida que não pode ser abolida. É necessário começar a partir dali, dessas experiências anteriores, boas ou más. As grandes mudanças, primeiro, devem ser internas.
E há a necessidade de ajudar na promoção de algumas outras mudanças. Gostei desta lista de Malluh Praxedes:
1. Jogar lixo no lixo – e não pela janela do carro, de sua casa, de seu quarto...
2. Deixar quem está saindo passar primeiro, antes de você entrar – quem está saindo do elevador, por exemplo...
3. Olhar se não está deixando nada à vista dentro do carro – assim você evitará que algum desejoso de bens alheios ‘arrombe’ o seu carro em busca da preciosidade...
4. Evitar um descuido que agora ‘virou moda’: olhar se seu filho pequeno ficou dentro do carro enquanto você corre pra resolver sei lá o quê...
5. Ler um livro pelo menos! Bom seria se fosse um por semana, mas vá lá, faça um sacrifício e leia ao menos um livro por mês...
6. Não ultrapassar pela direita; não buzinar pro veículo da frente quando o sinal abre lá adiante; não xingar o vizinho – de frente, atrás, ao lado; não fazer besteiras nas estradas...
7. Fechar a torneira após lavar as mãos – e nunca se esquecer de lavá-las após usar o banheiro, por favor!
8. Fazer uma gentileza por dia – lavar a louça pra sua mãe; lavar a louça pra sua mulher; lavar a louça pra sua namorada; lavar a louça na casa de um amigo...
9. Cumprimentar quem está dentro do elevador e agradecer quando sair – ascensorista também é gente, sabia?
10. Dizer diariamente: com licença, por favor e obrigado (a).
11. Aprender de uma vez por todas que homem sempre diz: obrigado – que significa “Estou agradecido”. E mulher diz: obrigada, pelo mesmo motivo.
12. Evitar falar mal de quem acabou de sair. É um exercício humano. Fará bem pra todos...
13. Evitar acusar aquele que não está presente pra se defender.
14. Evitar fazer o que não faz bem pra saúde de ninguém: refrigerante, margarina, fritura, música alta em carro; pirraça; mau-humor; impaciência...
15. Evitar comer o que você não pode – por ordens médicas, porque engorda; porque dá espinhas; porque provoca cólica...
16. Evitar chorar copiosamente...
17. Evitar gastar compulsivamente...
18. Evitar brigar inutilmente...
19. Não violar o direito do outro; e, se possível
20. Evitar casar, namorar, viver/conviver com quem você não consegue respeitar.


Eu aprecio muito as gentilezas e essa característica levarei comigo sempre. Gostei muito de um texto usado na propaganda de algum produto (não sei qual):
Olhar nos olhos. Dar bom-dia. Dar um abraço. Sorrir para quem não se conhece. Ensinar. Falar baixo com as crianças. Falar baixo com os adultos. Respeitar não só os mais velhos. Querer ser mais amável amanhã. E ter sido amável hoje. Dar boa-tarde. Antes de fazer, pensar. Pensar em coisas boas. Fazer o bem, seja qual for. Manter. Construir. Preservar. Ouvir. Dizer a verdade. Elogiar. Perguntar se está tudo bem. Oferecer ajuda. Mostrar o que sente. Dar um beijo. Cuidar dos outros. Usar palavras carinhosas. Prestar atenção na beleza das coisas. Manter a beleza das coisas. Dar boa-noite. Conversar. Pedir desculpas. Desculpar. Aceitar. Doar. Desejar coisas boas, aquelas que a gente deseja para si mesmo. Dar carinho. Amar. Prestar favores. Não esquecer dos favores prestados. Lembrar das palavras bonitas. Dizer palavras bonitas. Juntar palavras bonitas e fazer uma frase mais bonita ainda. Dar parabéns. Acreditar. Tratar bem. Acreditar de novo. Dividir. Somar. Multiplicar. Rir. Todas estas coisas simples devem acompanhar nossa vida. Porque viver em paz é a melhor maneira de espalhar a paz.

É isso! Eu quero é harmonia comigo, com tudo e todos ao meu redor.
....
Simone querida, quer dizer que você é poeta! Que interessante! Quero conhecer os seus textos.

Beijo e afeto, minhas queridas! Ótimo sábado!

3 comentários:

Raquel disse...

Oi Lu...eu amo Natal e ano novo...eu amo festa, estar com a familia e esse ano vai ser melhor ainda...ao lado do meu principe o Rafael

bjs pra vc e pro Gabriel

Anônimo disse...

Linda, cada dia mais perto de conhecer seu filhotinho heim?!!
Obrigada pelo carinho!!
Beijooo enorme!!
obs: amooooooooooo Natal!!!É tudo tao lindo e tao gostoso neh? gostoso ate no sentido de comer, acho q é a época q mais comemos..hihihi

Cidinha Dias disse...

Amiga, que lista, hein? Tem muita coisa ali que eu já faço. Minhas maiores dificuldades são evitar comer o que não pode e evitar gastar compulsivamente. Ô tortura!!! Uma ótima semana.
Beijinhos...