segunda-feira, novembro 12, 2007

É impressionante como, mesmo com minha experiência de mãe de dois filhos já adultos, eu ainda fique tão aflita com a educação do Gabriel.
Talvez alguns argumentos como: os tempos são outros, contexto diferente... outras necessidades... sejam razoáveis para justificar tanta preocupação. Não sei.
Hoje li uns artigos publicados no site Alô Bebê e trouxe alguns fragmentos para compartilhar com vocês.

Desenvolvimento do aprendizado

Durante os seus primeiros anos, a criança aprende habilidades que serão importantes para a vida toda, tais como andar, comunicar-se por meio da fala, controlar esfíncteres (não necessitar mais de fraldas), comer utilizando as próprias mãos, entre outras.

Nas situações em que ocorrem essas aprendizagens, nas quais a criança encontra-se geralmente no ambiente familiar, são desenvolvidas também formas de aprender que influenciarão a aprendizagem futura, influenciando-a até a vida adulta.

Quando esse processo ocorre de maneira adequada, a aprendizagem acontece de forma equilibrada, contudo, há situações familiares que não favorecem esse desenvolvimento. Em uma família onde, por exemplo, não são dados à criança o amor, a atenção, o tempo e as condições necessárias para que ela brinque, explore os objetos e situações, experimente sensações e aprenda com elas, pode ocorrer o desenvolvimento de um tipo de aprendizagem superficial, que pode levar a dificuldades de aprendizagem escolar ou alterações de linguagem.

(Tânia Regina Bello- Psicopedagoga e Fonoaudióloga)

...
O primeiro dia da criança na escola

A preocupação com a educação dos filhos é uma constante na vida dos pais. Antes mesmo da chegada do bebê, eles já procuram proporcionar o melhor ambiente de convivência, pensando sempre no conforto e na qualidade de vida dos pimpolhos. Muitos chegam até mesmo a consultar as próprias crianças sobre qual é a escolinha que mais lhes agrada. A idéia de que os filhos devem estar à frente de todas as escolhas pode ser um indício de falta de imposição de limites por parte de alguns pais, que pensam que essa liberdade é saudável. “Deixar uma criança escolher, nessa faixa etária (pré-escola), algo tão importante é totalmente inadequado”, alerta a psicanalista infantil Vera Zimmermann. E como os pais devem enfrentar a tensão dos filhos no primeiro dia de aula? Para a psicanalista, a escolha correta da escolinha é essencial para minimizar os problemas desse dia tão importante na vida de uma criança.

O comportamento dos pais influencia muito a reação da criança ao primeiro dia de aula. Para que o pequeno aluno não fique inseguro ao colocar os pés no novo ambiente, os pais devem transmitir a segurança de que aquilo é o melhor para ele. Para a psicanalista, é muito importante que os pais procurem ter contato e obtenham confiança na professora que cuidará de seus filhos, porque ela “assume uma função materna”. A passagem do ambiente familiar para o social é difícil e problemas com a adaptação da criança à nova realidade são naturais. “É até esperado que eles apresentem problemas no início”, opina a psicanalista.

Para ela, a criança que não tenha uma reação, mostrando ao menos um pouco de medo e insegurança no início do convívio em um ambiente novo, pode estar apresentando falta de vínculo familiar ou mesmo falta de espaço para se expressar; ela pode estar sendo muito cobrada pelos pais, que exigem um primeiro dia de aula sem choro. No começo, essas crianças parecem ser as que menos estão sofrendo, porém a dificuldade aumenta com o tempo e a crise é muito maior posteriormente.

Para saber lidar melhor com esse período, quando geralmente a criança tem entre 2 e 3 anos e alcança sua “autonomia corporal”, estando pronta para a estréia escolar, Vera dá algumas dicas para os pais que querem ver seus pimpolhos felizes num ambiente confortável e saudável. A psicanalista avisa que é importante ter disponibilidade para passar algum tempo na escola na fase de adaptação da criança (geralmente uma semana). Convém para isso preparar o próprio ambiente de trabalho para as possíveis eventualidades, como atrasos ou faltas, na medida do possível. Outra dica é ficar de olho na atenção que a escola dá ao problema. “A escola que não respeita isso não é uma boa escola, o que já serve como critério para avaliá-la”.

Vera diz ainda que, quando a criança reage à saída da mãe com pânico mesmo depois de algumas semanas de aula, essa deve ser considerada uma adaptação difícil, mas que pode ser trabalhada com a direção da escola, junto aos pais ou mesmo com a ajuda de um profissional especializado. Enfim, todos os problemas podem ser resolvidos quando recebem a merecida atenção, principalmente dos pais, que devem estar sempre atentos ao comportamento de seus filhos.

(Juliana Araújo)
Queremos muito acertar, não é? Mas como é difícil!

Mudando o rumo da prosa...

Esta é uma semana cheia de consultas agendadas. Hoje foi o cardiologista Dr. João Batista. Tudo bem com a pressão (11X7) e com o coração, graças a Deus! Amanhã será com a obstetra e quarta-feira com o endocrinologista. Provavelmente a obstetra pedirá ultrassom. Há duas datas previstas para meu bebê nascer, e são tão diferentes! Precisamos tirar essa dúvida logo.
Já está quase tudo pronto para a chegada do meu príncipe. Mas ainda não comprei as malinhas da maternidade. Não encontrei nada do meu gosto. Vou aguardar mais um pouco.
O carrinho já escolhi, mas não comprarei este mês porque as finanças andam curtas. risos
A respeito do casaquinho de fustão ...
para Tati e Raquel:
Minhas queridas, fustão é o nome do tecido. Há manta e casaquinho de fustão. A vantagem do casaquinho é que pode ser usado sobre uma roupinha sem mangas. É um tecido fresquinho muito apropriado para clima quente.
Luciana e Lucas Eduardo
Gostaria de retribuir a visita tão cordial, mas o recadinho não tem link.
Camilinha, ainda não assisti ao seriado Mothern. Conheci o blog e o LV através da indicação de duas mãezinhas. Gostei muito. Não tenho canal fechado, querida!
Adorei os recadinhos carinhosos. Grata, pessoal!
Uma semana abençoada!
Beijos

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, hoje que vi seu comentario no meu blog, quase não entro la, costumo postar so 1 vez por mes quase!! Obrigada pelas palavras tambem desejo tudo de bom pra vc e pro gabriel!!! meu blog se vc não lembrar e o http://aesperadomeuanjinho.zip.net Fique com Deus!! beijos