sexta-feira, novembro 23, 2007


Dever de casa pronto! Malinhas arrumadas. Que o tempo passe bem rapidinho.
Estou surpresa com o crescimento da barriga! De um dia para o outro o barrigão vai empinando mais e mais. E chegaram os desconfortos: não encontro uma posição para dormir, sinto falta de ar, tenho dificuldade para levantar à noite e ir ao banheiro, sinto muita fadiga, exaustão e ansiedade. Fora isso, comecei com um "chororô". Uma vontade de chorar! Voltaram os enjôos, não com tanta assiduidade e permanência, sinto um calor! E como o bebê se movimenta! Já está difícil sair para ver lojas. Cada passo exige tanto fôlego! E olha que não inchei e nem engordei muito. Iniciei minha gravidez com 68 quilos,nos primeiros meses perdi 7, agora, no oitavo mês, estou com 67 quilos.
Achei interessante estas orientações:
" Quando a mulher tem que se levantar várias vezes à noite para urinar, torna-se importante que ela saiba a melhor maneira de sair da cama, sem forçar a coluna. Isso é feito flexionando os joelhos, virando-se para o lado e sentando-se lateralmente, empurrando com os braços enquanto deixa cair as pernas sobre a parte lateral da cama. Para voltar à cama, o processo é inverso." Leia mais

Posição correta para sentar:

Quando for preciso ficar em pé durante muito tempo, deve-se fazer isso apoiando um pé num suporte elevado, intercalando os pés no suporte.

Uma pesquisa sobre a evolução da gravidez. Leia mais

Ainda não consegui resolver alguns problemas: local onde o parto será realizado e quem o realizará. Isso está gerando ansiedade. Espero encontrar a solução até a próxima semana.
Aumentei o consumo de frutas e água. Loquei uns filmes divertidos, estou tentando manter a calma, buscando compreender as emoções e reações do corpo nesse momento.
Meu parto será cesária devido aos riscos, mas li aqui informações sobre o parto humanizado.
"O parto humanizado e seus benefícios

O parto humanizado não é uma nova técnica de dar à luz, mas um conjunto de atenções que priorizam a vontade da mulher e não as intervenções médicas. Para humanizar o parto é preciso recuperar a naturalidade dele, torná-lo um evento familiar, como era antigamente. Contudo, hoje, podemos somar a isso os recursos científicos, para superar os casos de risco.

Os benefícios do parto humanizado são: recuperação rápida, diminuição de dores e menos casos de depressão pós-parto.

Não há como humanizar o parto sem oferecer todo tipo de informação à mulher. É fundamental o pré-natal para garantir a saúde do bebê e o preparo psicológico da mulher direcionado ao momento do parto. São aconselhadas aulas de ioga, natação, exercícios de respiração e fortalecimento muscular pélvico, e o acompanhamento, a partir do sétimo mês, da doula (o nome vem do grego e significa “mulher que serve”. As doulas são profissionais que ajudam na hora do parto com suporte físico e emocional).

Informe-se
A mulher deve ler: Quando o corpo consente.
Marie Bertherat, filha da fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, famosa pelo trabalho com gestantes, publicou o emocionante diário da sua gestação. A mãe de Marie aproveita as experiências da filha para ensinar à leitora movimentos que ajudam a relaxar. A parteira Paula Brung participa do livro aconselhando Marie sobre a hora do parto.

O homem deve ler: O casal grávido
O livro da antropóloga Tania Salem explica as mudanças na sociedade que levaram o homem a experimentar a igualdade na vivência da gravidez. Além da questão social, o livro instiga a curiosidade do homem sobre como ele pode participar cada vez mais."

Estou feliz vendo meus seios fartos, pelo visto poderei amamentar! Que bênção!
"os bebês que mamam no seio são menos sujeitos a doenças cardíacas do que os bebês que mamam na mamadeira. Segundo este estudo apresentado pelo American Heart Association e realizado por Nisha Parikh, um cardiologista do Beth Israel Deaconess Medical Center de Boston (EUA), as crianças alimentadas no seio são, na vida adulta, 55% mais numerosas do que as alimentadas na mamadeira a se beneficiarem de um alto nível de HDL ("colesterol bom"), que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares."
...
Estou encantada com os bebês que nasceram neste mês: Diego, Gabriel, Mady, Felipe, Ícaro. Que fofos! Continuo 'de olho' acompanhando o crescimento das crianças lindas.
Minhas orações para as mãezinhas que estão no final da gestação. Também para as outras mães e amigas.
Fiquei emocionada com alguns depoimentos lidos nos blogs. Mulheres valorosas!
Força, amigas!
Grata pelas visitas e pelas dicas. Esse compartilhamento é muito precioso.
Muito carinho e afeto

Nenhum comentário: