quinta-feira, dezembro 27, 2007

Olá, minhas queridas! Continuo sem net. A saudade foi grande, tanta que não me contive, passei numa lan para saber das novidades e para atualizar o blog.
O Natal não foi uma maravilha. rs. Mas tenho muito a agradecer, estou com saúde, meu pimpolho está ótimo. Isso é o que importa, não é mesmo?

Esta semana estou passando por mais uma bateria de exames.

Biel tá todo prosa. Nestes dias recebeu mais presentes. Desta vez, da amiga Sissi (Márcia), mãe do Gabriel. Um mimo tão lindinho! Ficamos apaixonados e muito agradecidos.
As amigas Queila e Eloísa também enviaram cheirinho delicioso.E Marina, outra amiga querida, enviou um joguinho de lençol para carrinho. Tudo muito lindo!
Assim que minha net voltar trarei as fotos dos mimos recebidos. Muito grata, minhas queridas! O carinho e o afeto que tenho recebido de vocês é tão grande e me alimentam tanto que nem tenho palavras para expressar minha gratidão.

Visitei uma Feira de Artesanato na minha cidade e amei os trabalhos expostos. Não é uma graça?




Muita saúde, paz, alegrias, força, sabedoria, direção de Deus para o Ano Novo!

Beijos nos filhinhos

Muito carinho e afeto

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Minhas queridas, estou sem net por uns dias. Desejo a todas um Feliz Natal e um Ano Novo abençoado. Grata pelo carinho e pela presença no blog do Biel. Estamos bem, graças a Deus! Não vou me aventurar indo na lan porque as ruas estão cheias, preciso repousar.
Beijos e muito carinho para os pimpolhos. Já estou cheia de saudades.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

Tarde maravilhosa com minha prima Ismênia! Muito afeto, muito carinho, prosa em dia. Esses momentos preciosos me deixaram muito feliz.


E mais paparico com Gabriel. Tia Mena trouxe um presente lindo!!! Minha amiga Deni tem razão! Será preciso mais espaço para guardar os mimos do pimpolho. rs




Meninha, querida, nós te amamos tanto tanto!!!! Grata. Mil beijinhos.
.....

Queridas, o link da postagem anterior não abriu. Trouxe para o caso de alguém se interessar:

www.tvitaperuna.com

Adorei os recadinhos! Grata.

Beijos

terça-feira, dezembro 18, 2007

Hoje à tarde fui entrevistada pela TV Itaperuna, canal 21- TV a cabo. Provavelmente a entrevista será divulgada na próxima quinta-feira, às 14h. Será reprisada. Quem desejar, pode assistir no site.
Participaram da entrevista: a repórter Angelica Lima e Farley Figueiredo Couto. Falei sobre minhas experiências como escritora e poeta, sobre os projetos que estou desenvolvendo na ACIL- Academia Itaperunense de Letras e sobre os projetos que criei e coordenei nas escolas. Gabriel não deixou por menos, deu sinal de vida, pulou e chutou o barrigão o tempo todo. Precisei interromper porque no meio de uma fala eu comecei a rir das graças dele. Moleque safadinho! hehe
As fotos:
Angelica

Eu, Farley e Angelica

O carro da TV Itaperuna


......
Beijo, queridas!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Hoje o tempo melhorou. Da janela do meu quarto me encantei com os pássaros e com a tarde de céu azul ao som do CD Cantigas de Ninar.




Mimos para o pimpolho


....
Visito os blogs das amigas todos os dias. Faço festa quando estão atualizados.
Sou grata às queridas amigas que estão sempre aqui.

Beijos

domingo, dezembro 16, 2007

O Rio Muriaé está cheio. Tempo nublado... A previsão de um verão com muita chuva está me preocupando. Tomara que não ocorra outra enchente como em janeiro deste ano. Já pensou, ter que ir para o hospital de barquinho? kkkk

Nada animador!



.....
Olha que gracinha o chaveirinho das malinhas do Biel!


Uma semana muito feliz para todas nós, minhas queridas! Muitas sementes, raízes, pós raros e misturas aromáticas. Uma porção de pimenta para tornar tudo mais interessante. Vivacidade intensa! rs

Muitos beijos

sábado, dezembro 15, 2007

Final de ano, preparativos para a comemoração do Natal e do "Réveillon", que é uma palavra francesa que significa "despertar do dia"... e eu não consegui fugir à tradicional lista de decisões para o Novo Ano. rs

Minha lista nasceu da seguinte pergunta:

O que eu mereço?

Lista feita e outras perguntas me tomam de assalto:

Até que ponto tais desejos são exeqüíveis, realistas e realizáveis?

E o que você está disposta a fazer para que isso aconteça, Luciana?

É preciso disposição e persistência para perseguir os itens elencados. E como estamos diante de algo novo, há que se fortalecer para viver o inesperado, o imprevisto também. E há um acervo pessoal, uma história de vida que não pode ser abolida. É necessário começar a partir dali, dessas experiências anteriores, boas ou más. As grandes mudanças, primeiro, devem ser internas.
E há a necessidade de ajudar na promoção de algumas outras mudanças. Gostei desta lista de Malluh Praxedes:
1. Jogar lixo no lixo – e não pela janela do carro, de sua casa, de seu quarto...
2. Deixar quem está saindo passar primeiro, antes de você entrar – quem está saindo do elevador, por exemplo...
3. Olhar se não está deixando nada à vista dentro do carro – assim você evitará que algum desejoso de bens alheios ‘arrombe’ o seu carro em busca da preciosidade...
4. Evitar um descuido que agora ‘virou moda’: olhar se seu filho pequeno ficou dentro do carro enquanto você corre pra resolver sei lá o quê...
5. Ler um livro pelo menos! Bom seria se fosse um por semana, mas vá lá, faça um sacrifício e leia ao menos um livro por mês...
6. Não ultrapassar pela direita; não buzinar pro veículo da frente quando o sinal abre lá adiante; não xingar o vizinho – de frente, atrás, ao lado; não fazer besteiras nas estradas...
7. Fechar a torneira após lavar as mãos – e nunca se esquecer de lavá-las após usar o banheiro, por favor!
8. Fazer uma gentileza por dia – lavar a louça pra sua mãe; lavar a louça pra sua mulher; lavar a louça pra sua namorada; lavar a louça na casa de um amigo...
9. Cumprimentar quem está dentro do elevador e agradecer quando sair – ascensorista também é gente, sabia?
10. Dizer diariamente: com licença, por favor e obrigado (a).
11. Aprender de uma vez por todas que homem sempre diz: obrigado – que significa “Estou agradecido”. E mulher diz: obrigada, pelo mesmo motivo.
12. Evitar falar mal de quem acabou de sair. É um exercício humano. Fará bem pra todos...
13. Evitar acusar aquele que não está presente pra se defender.
14. Evitar fazer o que não faz bem pra saúde de ninguém: refrigerante, margarina, fritura, música alta em carro; pirraça; mau-humor; impaciência...
15. Evitar comer o que você não pode – por ordens médicas, porque engorda; porque dá espinhas; porque provoca cólica...
16. Evitar chorar copiosamente...
17. Evitar gastar compulsivamente...
18. Evitar brigar inutilmente...
19. Não violar o direito do outro; e, se possível
20. Evitar casar, namorar, viver/conviver com quem você não consegue respeitar.


Eu aprecio muito as gentilezas e essa característica levarei comigo sempre. Gostei muito de um texto usado na propaganda de algum produto (não sei qual):
Olhar nos olhos. Dar bom-dia. Dar um abraço. Sorrir para quem não se conhece. Ensinar. Falar baixo com as crianças. Falar baixo com os adultos. Respeitar não só os mais velhos. Querer ser mais amável amanhã. E ter sido amável hoje. Dar boa-tarde. Antes de fazer, pensar. Pensar em coisas boas. Fazer o bem, seja qual for. Manter. Construir. Preservar. Ouvir. Dizer a verdade. Elogiar. Perguntar se está tudo bem. Oferecer ajuda. Mostrar o que sente. Dar um beijo. Cuidar dos outros. Usar palavras carinhosas. Prestar atenção na beleza das coisas. Manter a beleza das coisas. Dar boa-noite. Conversar. Pedir desculpas. Desculpar. Aceitar. Doar. Desejar coisas boas, aquelas que a gente deseja para si mesmo. Dar carinho. Amar. Prestar favores. Não esquecer dos favores prestados. Lembrar das palavras bonitas. Dizer palavras bonitas. Juntar palavras bonitas e fazer uma frase mais bonita ainda. Dar parabéns. Acreditar. Tratar bem. Acreditar de novo. Dividir. Somar. Multiplicar. Rir. Todas estas coisas simples devem acompanhar nossa vida. Porque viver em paz é a melhor maneira de espalhar a paz.

É isso! Eu quero é harmonia comigo, com tudo e todos ao meu redor.
....
Simone querida, quer dizer que você é poeta! Que interessante! Quero conhecer os seus textos.

Beijo e afeto, minhas queridas! Ótimo sábado!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Os primeiros livros do Biel


O pimpolho já está ouvindo poemas, historinhas e música clássica... rs Que mamãe apressadinha! rs
....
Chove na minha cidade mas o calor continua insuportável.
Está se aproximando a data para fazer novos exames: ultra em 3 D com doppler, sangue, urina, etc. Meu obstetra solicitou um exame de urina para ver se há perda de proteína e o risco de eclâmpsia. Espero que tudo esteja bem. Não tenho problemas com inchaço, minha pressão está boa.
....
Passei a manhã subscritando cartões de Natal e escrevendo dedicatórias em livros para enviar para algumas amigas. Meu pai colocou no Correio.
....
Este cantinho tem me surpreendido com a oportunidade de conhecer pessoas e histórias especiais. Esse compartilhamento e convívio, trazem muito conforto e crescimento.

"Viver o encontro é estabelecer uma parceria com a vida, é estar em sintonia, é envolver e deixar ser envolvido. É viver a própria afetividade sendo presença, acolhendo o outro para um renascer com-junto em meio às diversidades das singularidades.
(Ivani Fazenda)


Sou muito grata, minhas queridas, pela atenção e pelo carinho.
Beijos

quarta-feira, dezembro 12, 2007

”Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4.6


A epígrafe acima chama nossa atenção para que deixemos de lado nossas ansiedades. Somos tão ansiosos, não? E sem fé! Porque fé e ansiedade não combinam.
Tenho exercitado a fé, a dependência absoluta de Deus, vivendo cada dia, sabendo que Ele está comandando o barco e que sabe como agir. Tomei esta decisão de viver a fé e estou mais em paz.

Hoje vivi um momento de intenso afeto e comunhão com meu filhinho Gilmar. Como Deus é bom! Como me fez bem este encontro!

Meu filho Gilmar não é lindo? Para mim ainda é o meu menino. rs


Fiz um poema para ele quando ainda era criança.

Fio de lembrança

Quero guardar o fio de lembrança
de teu corpinho frágil
envolto em meu sangue
surgindo para a vida.
O primeiro choro
um olhar preguiçoso
a contemplar o que era novo.
Tua fome em meus seios repletos.
Tu me olhavas, franzias a testa
eu sorria com doçura
e te acalentava com carinho.
O rostinho inchado e corado
às vezes sorria.
Enquanto adormecias no bercário
eu te vigiava pelo vidro
e pensava:
ali está meu filho,
será um grande homem.
Eras promessa de Deus
na minha vida
e eu sabia
que teu futuro seria de lutas
e de grandes vitórias.
Abriguei-te em meus braços
e num soluço escondido,
agradeci a Deus por tua vida.


(Renascer- 1994- Itaperuna- Luciana Pessanha Pires)
....

Hoje é dia de campanha de oração aqui em casa, às 19h. Quem desejar juntar-se a nós é só levar o pensamento a Deus.

Beijo e afeto, minhas queridas!
Beijo, mano! te amo muito!

terça-feira, dezembro 11, 2007

Ôba! Chegou mais presente para Gabriel! Olha só o exagero da minha amiga Sheila, do Rio! 3 panetones, três presentes para o Biel e até a maninha do pimpolho ganhou presente também. Minha filhinha é muito ciumenta sabe, então foi uma alegria só quando viu que tinha presente para ela também.

Nossa! Panetones!!! Hummmm Eu amo! Que delícia! Ficarei uma orca. haha



O paizinho do Biel, flamenguista roxo, vai ter um treco de alegria.

Que coisinha mais fofa esta roupinha camuflada!

E esta camiseta, que linda!


Sheilinha, querida, nós amamos os presentes, ficamos sensibilizados com o carinho. Muito grata. Beijinhos do Biel.


......

Hoje fiz exames de rotina e retornei às livrarias para tentar encontrar os livrinhos.



E fui às compras escolher um vestido.


segunda-feira, dezembro 10, 2007

Minha amiga kesia, de Sampa, enviou um presente lindo para Gabriel. Artesanato feito por ela: lembrancinhas que serão distribuídas na maternidade na ocasião do nascimento de Gabriel. Tema: Pipas.
Olha só que mimo:


Kesia

Amiga, querida, muito grata pelo carinho!
.......
O que li hoje e trouxe para cá:

Cuidados com o bebê

Os passeios iniciam a partir dos 15 dias de vida, devendo ser curtos e em locais arejados, evitando-se visitas onde haja aglomerações, como shopping ou casas noturnas, locais com muito vento ou barulho. As visitas devem respeitar o período de adaptação e descanso da mãe e do bebê, avisando antecipadamente quando vem, usando pouco perfume e procurando ficar pouco tempo. Em caso de familiares íntimos que vão carregar o bebê é importantíssimo lavar sempre as mãos.


Visitas ao Pediatra

Deve ocorrer em torno do 30° dia de vida, a não ser que se faça uma recomendação especial pelo pediatra durante a alta da maternidade ou ainda em casos de:

· Febre (temperatura axilar maior que 37,5°)
· Vômitos
· Irritabilidade
· Cianose ( unhas ou lábios roxos )
· Desinteresse pela alimentação


Cuidados em casa

Procure só tomar remédios recomendados pelo seu médico, não deixe que fumem dentro de casa e para o seu conforto e do seu bebê é importante ter em mãos alguns materiais como:

· Cotonetes
· Algodão
· Sabonete glicerinado neutro
· Álcool á 70%
· Tesoura de unhas
· Escova de cabelo
· Pomada contra as
· Soro fisiológico
· Óleo de amêndoas


Algumas causas de choro


Fome

É a primeira causa, oferecer o seio se aleitamento materno; em caso de alimentação artificial guarde que a criança bem alimentada é aquela que deixa restos na mamadeira.


Sede

Com o aleitamento materno raramente o Recém-nascido tem sede, porém com o leite artificial é uma eventualidade comum, sobretudo nos dias mais quentes.


Dores

A dor mais comum no lactente é a cólica que vai até o 3° mês de vida, caso afastada a hipótese desse tipo de dor procurar o pediatra.


Frio e Calor

Proteger do frio sem excessos, roupas apertadas também causam choro.


Fraldas molhadas e/ou sujas

A troca freqüente é um dos cuidados óbvios.


Medo

O Recém-nascido pode ter a sensação de queda ao ser manipulado, os primeiros banhos e a aproximação de pessoas estranhas quando maiorzinho.
Fonte

.....
Amamente seu filho.
O leite é um alimento tão rico quanto amor de mãe.

Depois do seu amor, o leite materno é a coisa mais importante para o seu filho. Ele possui proteínas, lipídios (gorduras), lactose (açúcar), sais minerais e vitaminas - uma poderosa combinação de elementos fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Suas substâncias têm ainda ação anti-infecciosa, prevenindo algumas alergias, desnutrição crônica, alterações ortodônticas e diabetes mellitus.

Outra grande vantagem é que o leite materno não custa nada, já vem pronto, na temperatura certa e sem contaminação.

Para amamentar, é preciso alguns cuidados fundamentais.
Preste atenção:

Lave bem as mãos com água e sabão, sempre!
Inicie a amamentação já na sala de parto, após o nascimento. Este procedimento facilita a rápida descida do leite.
Ofereça o peito sempre que o bebê quiser, durante o dia e à noite.
Não ofereça água ou chá para o bebê. O leite materno já contém o líquido necessário para ele.
Mantenha a mão bem apoiada e posicionada.
Limpe o peito somente com o próprio leite.
Leve o bebê ao peito e não o peito ao bebê, mantendo a posição barriga com barriga.
Cuide para que o bebê abocanhe a maior parte da aréola, além de todo o mamilo. · Observe a posição da boca e a posição dos lábios ("boca de peixe").
Deixe o bebê esvaziar um peito para depois oferecer o outro.
Retire o mamilo da boca do bebê introduzindo o dedo mínimo no canto da boca da criança.
Cuidado com as fissuras.
Aprenda a prevenir.

Antes de oferecer o peito ao seu bebê, faça a expressão da mama.
Retire o leite, passando-o no bico e na aréola, repetindo após a mamada.
Observe a posição barriga com barriga e a boca de "peixinho".
Não ofereça chupetas ou mamadeiras.
Caso a fissura ocorra, trate-a com este método natural: faça expressão do leite materno, passando-o ao redor do mamilo e aréola, e exponha a mama ao sol (até às 9h e depois das 16h), durante 10 minutos pela manhã e 10 minutos à tarde. Na ausência de sol, exponha a mama a uma lâmpada de 40W, mantendo uma distância de dois palmos (aproximadamente 30 centímetros). Durante esses cuidados, mantenha a aréola e o mamilo sempre úmidos com leite materno.
Para evitar o ingurgitamento é bom estar atenta a alguns cuidados.

O ingurgitamento é o excesso de sangue ou de outro líquido, fisiológico ou patológico, em tecido, órgão ou conduto qualquer.

Use um sutiã com alças reforçadas, que acomode e eleve as mamas. Ao amamentar, retire a alça e coloque o sutiã embaixo da mama.
Se o seu bebê estiver preguiçoso ou sonolento, acorde-o a cada 3 horas para amamentá-lo.
Observe, após as mamadas, se a mama está macia. Caso isso não ocorra, faça massagem e coleta do excesso de leite.
Não ofereça chupetas e/ou mamadeiras.
Caso o ingurgitamento aconteça, lave as mãos com água e sabão, e massageie toda a área do seio, usando a mão contrária, iniciando logo acima do bico, em movimentos circulares em sentido horário, até a base da mama. Ao término, passe a mão de cima para baixo, usando o dedo polegar e o indicador, e pressione várias vezes até a descida do leite.
Para colher e armazenar o leite materno.

Sempre que a mama ficar pesada, cheia ou quando o bebê não puder mamar, você deverá retirar um pouco de leite. Siga estes passos:

Lave as mãos com água e sabão.
Faça massagem circular na mama com as pontas dos dedos.
Posicione os dedos onde termina a aréola e tracione para trás e para frente até a saída do leite.
Para guardar o leite materno, você precisa ter em mãos um frasco de vidro com tampa plástica:

Lave o vidro com água e sabão e enxágüe com água corrente.
Coloque água para ferver num recipiente grande. Após o início da fervura, coloque o vidro dentro dele e deixe fervendo por 15 minutos.
Deixe escorrer sobre um pano limpo até esfriar o vidro.
Realize a coleta do leite no vidro e coloque imediatamente o frasco com o leite no congelador.
Não retire o frasco com o leite do congelador para acrescentar diretamente leite de uma nova coleta. Utilize outro vidro fervido para fazer a coleta de leite e só então passe para o frasco que está congelado (leite sobre leite).
Aqueça em banho-maria e ofereça ao bebê com copinho ou colherzinha.
Tempo de armazenamento: congelado - 15 dias; na geladeira - 12 horas.
Atenção!

Amamente somente o seu filho e não deixe outra pessoa amamentá-lo, pois o leite materno de outra mulher poderá transmitir doenças.

Fonte
.....

Hoje perdi um pouco de líquido. Meu obstetra me olhou. Mais repouso, Dactil e observação. Será que Gabriel vai adiantar?

Afeto e carinho para as amigas. Orem por nós, por favor!

domingo, dezembro 09, 2007

Hoje foi a vez do papai do Gabriel inventar moda na cozinha.


Receita guardada a sete chaves, mas desta vez ele aceitou compartilhar. Afinal, é o blog do Biel! rs
O biscoitinho é feio, mas ficou delicioso! rs

Biscoito de polvilho azedo


1/2 kg de polvilho azedo escaldado em meio copo (100ml) d' água quente com uma colher de sopa de óleo e sal a gosto. Misturar bem, acrescentar, aos poucos, 4 ovos e amassar até dar ficar no ponto de enrolar. Fritar com gordura fria.

Atenção!
Cuidado, pois enquanto frita joga gordura da panela. Precisa manter a gordura pouco aquecida. Deve retirar do fogo e esperar esfriar para continuar fritando.

....

Visitei os blogs das minhas queridas e descobri que Rita nasceu! Cada momento desses pimpolhos são celebrados por todas nós. Beijinho, Rita! Muita saúde!

Um afago para todas as amigas que estão sempre presentes aqui.
Ótima semana!

sábado, dezembro 08, 2007

Conforme o tempo passa e a barriga cresce fica mais difícil realizar até mesmo os movimentos mais simples. Tudo me deixa cansada. Hoje por exemplo, após minha pequena aventura caí no sono profundo até conseguir refazer minhas forças. rs

A aventura:

fazer feira e visitar uma livraria.

Comecei a cuidar com carinho da biblioteca do Gabriel. Após fazer feira e saborear um pastel delicioso, visitei uma livraria, seção infantil, procurando livros de tecido e plástico, com estímulos sonoros, com figuras tridimensionais, de montar, de dobrar, aqueles que a criança pode morder e explorar até começar a passar às páginas. Mas não encontrei.
Na época da minha Pós, elaborei uma monografia com o título: "Como resgatar o prazer da literatura".
Para que os filhos se interessem pela leitura, cabe aos pais esse investimento inicial, e o primeiro passo é óbvio: contar histórias e comprar livros.

Estou reformando uma estante pequena para guardar os livrinhos dele.

Cinco sugestões de livro para os pimpolhos:

Ninoca Vai Dormir, de Lucy Cousins, editora Ática, para crianças a partir de 1 ano. Série inglesa para dobrar e montar com figuras tridimensionais

História do Gato, de E. Bussolati e N. Costa, editora L&PM, a partir de 2 anos, sem nenhum texto, leva a criança a contar seu cotidiano com ajuda de imagens

As Memórias da Bruxa Onilda, de E. Larreula e R. Capedvila, Scipione, para maiores de 3 anos, história de uma bruxa boazinha

Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, Ática, para maiores de 3 anos, versão criativa com final feliz para o clássico romântico. Campeão de vendas

Livro de Histórias, de Georgie Adam, Cia. das Letrinhas, para maiores de 4 anos, seleção de clássicos infantis como Os Três Porquinhos

Já estou ansiosa para celebrar os muitos momentos de desenvolvimento do meu filhinho: o primeiro dente, o momento de conseguir sentar, engatinhar, ficar em pé,levar o garfo à boca, o primeiro passo, a primeira palavra ...
Embora saiba do meu prazer e compromissos como mãe, não pretendo praticar o "filhocentrismo". Claro que também quero retomar meus projetos: trabalho, mestrado, saraus, exposições, palestras, etc. Há um projeto especial: retomar meus compromissos espirituais, viver a fé.
Os filhocêntricos se anulam e se vêem incapazes de lidar com o dever de dizer não ao filho, de estabelecer limites, de sinalizar o espaço da criança a partir de seu próprio espaço de pais, pois incineram a própria identidade sob o pretexto de amar a criança desenfreadamente. Esses negam aos filhos sua própria imagem de pai. Também conspiram contra a construção da identidade dos filhos. É visível na sociedade atual uma saudável preocupação com as crianças. Protegidas com especial cuidado pelo Código Nacional de Trânsito, cercadas de toda sorte de atenções, talvez, como nunca no passado, elas sejam vistas hoje como elo entre nós e o futuro. Um eloqüente sinal disso é que finalmente a educação extravasa dos discursos oficiais para se transformar numa preocupação cotidiana e concreta.

Mas, quando a criança passa a ser a única razão de ser do casal e atender o pequerrucho sempre, sem limites, passa a ser uma fixação, estamos lidando com algo muito diferente. Não se está propondo que pais abandonem os filhos, ou seja, que esqueçam que lá em casa tem alguém que precisa de atenção. De forma alguma. Quer-se aqui apenas sugerir aos pais que mantenham uma vida própria e zelem por ela. Até para que seus filhos saibam fazer o mesmo quando chegar a hora deles.

Leia mais.

Ótimo sábado, minhas queridas!
Muitos beijos